sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Quality Score

Existem diversos factores que influenciam o Quality Score de uma campanha de Google Adwords - Pay-per-Click. Mas desses factores, podemos descriminar os seguintes:

  • Relevância da Keyword;
  • Histórico da Campanha;
  • Copy do Anúncio;
  • Landing Page;

Vamos ver, com mais detalhe, como cada um destes factores influencia o Quality Score da campanha Pay-Per-Click.

  • Relevância da Keyword. Se nós estamos com uma campanha a anunciar "festas de aniversário para crianças", não fará sentido (e prejudicará a nossa campanha) se tivermos uma keyword relacionada com computadores, ou com material escolar. A keyword tem de ser relevante para todo o site, mas nunca discurando o anúncio.

  • O Histórico da Campanha também é algo que é tido em conta pelo Google. Ou seja, campanhas que já tenham sido criadas anteriormente terão do Google um "prémio" por já estarem na sua plataforma de Adwords. É uma forma de compensar aquelas campanhas que, consistentemente, mantêm as suas laning pages e os seus anúncios relevantes.

  • Copy do Anúncio. O copy do nosso anúncio tem de ser relevante. Imaginando que estamos a anunciar "festas de aniversário para crianças", não fará sentido ter um copy como por exemplo "Todo o tipo de Festas" ou "Despedidas de Solteiro". Temos de ser criativos e procurar em todo o léxico de palavras relacionadas com "festas", "aniversário" e "crianças", palavras que depois vão ao encontro daquilo que queremos anunciar, mas também ao encontro do copy e outros elementos que temos no nosso site.

  • Landing Page que é página para a qual somos redirecionados quando clicamos no anúncio de texto. A nossa Landing Page, por forma a influenciar positivamente o nosso Quality Score, deve ter no seu copy as mesmas keywords que estão contempladas no nosso anúncio de texto, para além de outros detalhes relacionados com esse mesmo anúncio. Significa isto que se estivermos a anunciar "festas de aniversários para crianças", é importante que a nossa landing page contenha, por exemplo, fotos de crianças.

Se todos estes factores estiverem bem conjugados, o nosso CTR - Click-through rate irá ser melhor e a toda a nossa campanha irá ter uma melhor performance. Isto porque o Google assume que taxas de CTR mais elevadas darão uma maior relevância aos anúncios e às próprias landing pages.

Com tecnologia do Blogger.

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